--- title: "Configuração e Cálculo das Remunerações Associadas ao Programa Regressar no PHC CS Desktop" slug: "1781608142" tags: ["Cálculos", "Remunerações"] updated: 2026-09-30T15:17:20Z published: 2026-09-30T15:17:20Z canonical: "help.ila.cegid.com/1781608142" --- > ## Documentation Index > Fetch the complete documentation index at: https://help.ila.cegid.com/llms.txt > Use this file to discover all available pages before exploring further. # Configuração e Cálculo das Remunerações Associadas ao Programa Regressar no PHC CS Desktop - [x] PT - [ ] AO - [ ] MZ - [ ] CV - [x] CS - [x] Evolution - [ ] Web - [x] Desktop --- No **PHC CS Desktop**, de acordo com a aprovação do **Orçamento de Estado para 2024** (Lei 82/2023, 29 de dezembro), que introduziu alterações ao artigo 12.º-A do Código do IRS, no sentido de estender este regime fiscal aos sujeitos passivos que se tornem fiscalmente residentes em território português até 2026, é possível **definir quais os funcionários** que são abrangidos pelo **Programa Regressar** e emitir os seus recibos de vencimento de acordo com as regras legais. Poderá ser consultada a medida de apoio fiscal referente ao Programa Regressar. --- ## Configuração **Parâmetros** Nos Parâmetros Gerais, nó **Vencimentos**, estão pré-definidos os seguintes parâmetros: - **Programa Regressar: Anos de isenção**: número total de anos de isenção do Programa Regressar (5) - **Programa Regressar: Limite máximo de rendimento anual**: limite máximo de deduções sobre os rendimentos da categoria A não sujeitos a IRS (250.000,00 €) - **Programa Regressar: Percentagem de isenção**: percentagem a aplicar em todos os anos de isenção (50%) **Ficha do funcionário** Na ficha do funcionário, no separador **Dados Oficiais**, ativar a opção **Prog. regressar** e preencher o campo **Data início isenção** para definir o início do benefício fiscal. --- ## Cálculo da DMR **Recibo de Vencimento** O funcionário X tem as seguintes condições definidas na sua ficha: - Estado civil: Casado - N.º titulares: 2 - N.º dependentes: 0 - Sem incapacidade física - Local de obtenção do Rendimento: Continente - Vencimento base: 2.750,00 € - Subsídio de Refeição em cartão: 9,60 € / por dia (limite isento) - **Prog. regressar**: opção ativa e **Data início isenção**: 01/01/2024 De acordo com as novas regras, 50% dos rendimentos do trabalho dependente auferidos por sujeitos passivos que beneficiem deste regime são isentos de tributação. Assim, a taxa de retenção a aplicar é apenas sobre metade dos rendimentos. - Vencimento mensal: 2.750,00 € - Total de rendimentos isentos: 2.750,00 € x 50% = 1.375,00 € - Total de rendimentos sujeitos a tributação: 2.750,00 € - 1.375,00 € = 1.375,00 € - A tabela de retenção na fonte aplicável é a tabela I, com as variáveis constantes da 5.ª linha: Taxa marginal de 26% e parcela a abater de 186,66 € - Retenção na fonte: 1.375,00 € x 26% - 186,66 € = 170,00 € - Taxa efetiva de retenção: (170,00 € / 1.375,00 €) x 100 = 12,36% No recibo de vencimento, é apresentada a informação **Prog. Regressar** na coluna **Obs.** da linha referente ao desconto do **Imposto S/Rendimento**. **Declaração Mensal de Remunerações (AT)** Os rendimentos do trabalho dependente, incluindo subsídios de férias e de Natal, bem como os rendimentos isentos de tributação, ao abrigo do Programa Regressar, deverão ser declarados no código **A61** da Declaração Mensal de Remunerações (DMR). No exemplo dado, ao produzir a DMR deverá ser apresentado o seguinte: | **NIF do funcionário** | **Tipo Rendimento** | **Total Rendimento** | **Imposto Retido** | **Descontos Obrigatórios** | | --- | --- | --- | --- | --- | | X | A61 | 2.750,00 € | 170,00 € | 302,50 € | | X | A21 | 211,20 € | - | - |